Escola integra projeto que valoriza alimentação saudável na primeira infância
O Projeto Horta desenvolvido pela Emei Santa Emília, de Campo Grande (MS), foi destaque na 2ª edição do “Pratinho Firmeza”. O guia gastronômico realizado pela Énois com patrocínio da RaiaDrogasil, via Lei de Incentivo à Cultura, que busca apresentar os melhores projetos de alimentação saudável desenvolvidos em escolas públicas das cinco regiões do Brasil. Na região Centro-Oeste, o TeatrineTV foi o veículo responsável pela reportagem que integra o livro.
A entrega de exemplares do guia ocorreu no dia 21 de agosto, com a presença de crianças, professoras e da diretora da unidade, Claudinete Felex, que revelou a surpresa com o resultado do projeto. “A gente até se emociona em ver, porque a gente sempre pensa em atender a comunidade local, mas nunca tivemos a intenção de que tomasse essa proporção gigantesca, nacionalmente, né? Estou grata com esse reconhecimento. Pra mim é como se eu recebesse uma medalha de ouro e nada melhor do que proporcionar às nossas crianças esse momento, essa vivência com a terra e incentivá-las a alimentação saudável”, declarou a diretora.
No guia de pouco mais de 90 páginas, os pequenos leitores conhecem Ayo, menina de 6 anos, negra e cadeirante, que personifica o direito à alimentação saudável de cada criança brasileira. Ela conta como a educação alimentar em casa, com a família molda a forma como a gente pensa sobre o que come e como a escola complementa esse processo, ao adicionar o lúdico e a interação com outras crianças que têm outras formas de se alimentar.
Neste percurso, Ayo viaja o Brasil mostrando os projetos de alimentação saudável desenvolvidos em cinco escolas públicas, sendo que entre eles está a horta da Emei Santa Emília representando a região Centro-Oeste. Além disso, Ayo apresenta o trabalho das nutricionistas da Superintendência de Alimentação Escolar de Campo Grande (Suale) e uma receita deliciosa de arroz carreteiro pantaneiro.
O Pratinho Firmeza conta também com o jogo de tabuleiro “O que tem no pratinho?”, que ensina às crianças sobre alimentos saudáveis e não saudáveis. O jogo foi desenvolvido por duas crianças amazônidas, nascidas na periferia de Belém, que juntas pensaram segundo sua vivência, como outras crianças podem aprender brincando sobre sua própria alimentação.
Cecília Amorim, Coordenadora do Pratinho Firmeza Brasil, destaca a importância da alimentação como ferramenta de transformação social. “Sou uma pessoa que vem de escola pública, de uma família sem recursos financeiros. E então, a alimentação das escolas pra mim era a principal refeição do dia. Repensar a merenda escolar, como faz o Pratinho Firmeza Brasil, é importante para combater a insegurança alimentar que existe ainda hoje. A Énois busca isso, a conscientização social, por meio de debates e projetos que resultem em políticas públicas”, defendeu.
O Pratinho Firmeza é uma realização da Énois, via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Rede RaiaDrogasil e em parceria com os coletivos e veículos das cinco regiões do país: Agência Carta Amazônia (PA); Nós, mulheres da periferia (SP); Nonada Jornalismo (RS); TeatrineTV (MS); e Tejucupapos (PE).
Você pode baixar a versão digital do guia no site.